quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AS CONTAS DO APURAMENTO

GRUPO A
CARLOS BARBOSA ILUDE, RICARDO SILVA DESILUDE
O grupo A tem sido marcado pela excelente prestação de Carlos Barbosa, que já garantiu a classificação e pelo mau momento de Ricardo Silva, vencedor da edição nº 2 e actual lider do ranking, que ainda não foi além de uma vitória e 4 empates e pode não ser apurado se não vencer o jogo com Joaquim Vieira.
Carlos Santos que brilhou na 1ª edição deve acompanhar Carlos Barbosa no apuramento para os 1/8, restando duas vagas para três: Ricardo Silva, Pedro Padilha e Joaquim Vieira.

GRUPO B
UMA SARDINHA, UM ROBALO, DUAS TRUTAS E DOIS TUBARÕES
O grupo B é provavelmente o grupo mais engraçado do torneio. Tem logo há partida dois fortissimos (os tais "tubarões") candidatos à vitória final: Bruno Soares que já garantiu o seu lugar nos 1/8, sendo o único jogador que venceu todos os jogos, e Marco Lino, campeão em título que não deverá sentir grandes dificuldades em somar mais três pontos num dos dois jogos que lhe falta disputar. Depois temos as duas "trutas", Gustavo Almeida e Alberto Sousa, que têm marcado as suas particiapções nos anteriores torneios com excelentes resultados, mais o Gustavo do que o Berto, um deles ou até os dois vão conseguir o apuramento até porque já não defrontam os dois primeiros. As duas sardinhas são o pequenino Pedro Almeida que jogando aquilo que sabe, ou seja sem grandes floreados e fazendo do resultado o único objectivo, está neste momento no 4º lugar que vai ter muitas dificuldades em segurar porque defronta nas últimas jornadas Alberto Sousa e Bruno Soares. Mas já ganhou o respeito de todos os participantes pela ousadia e coragem que exibiu aliada a uma humildade que lhe fica bem na tenra idade que tem. A outra "sardinha", Ivo Santos, participa pela segunda vez, e é capaz de um grande jogo hoje e de uma péssima prestação amanhã. Vai do oito ao oitenta. É muito irregular e vai sentir muitas dificuldades em conseguir o apuramento até porque vai defrontar nas últimas três jornadas os melhores do ranking neste grupo: Gustavo Almeida, Marco Lino e Bruno Soares. O outro "peixe" que vai saltar do cardume é Henrique Oliveira que já não tem qualquer hipótese de se apurar, apesar de em alguns jogos se ter exibido em bom nivel.

GRUPO C
O CLIENTE DO COSTUME, DOIS NOVATOS E...
No grupo C está praticamente tudo decidido. Luís Morais, como de costume, entrou de pézinhos de lã e já está apurado. André Vieira precisa apenas de uma vitória e não deve ter grandes dificuldades em conseguir o apuramento, assim como o outro novato nos torneios da Caverneira, Pedro Costa, se bem que este precisa de conseguir um ponto num dos dois jogos que faltam, que não se apresentam nada facéis, uma vez que são com Romeu Guimarães e Márcio Gomes. Dois jogadores que tentam agarrar a última vaga. Ou seja, muito interessante de seguir os jogos: Márcio Gomes - Pedro Costa e Romeu Guimarães - Pedro Costa. Destes jogos saiem os dois apurados que vão fazer companhia a Luís Morais e André Vieira.

GRUPO D
QUEM SE VAI APURAR?
Se tivessemos que escolher um ponto de equilibrio para o 4º Torneio PES, teria que ser obrigatoriamente este grupo. A duas jornadas do fim, se bem que há dois jogadores que têm três jogos por disputar e um que ainda vai jogar mais quatro vezes, todos podem ser apurados. Para terem uma melhor ideia do equilibrio que reina por estes lado, analisem bem a actual classificação e reparem na pontuação máxima que cada um pode obter. Bruno Cardoso está em 1º com 7 pontos e pode chegar aos 13; o 2º, que é Miguel Leal, tem 6 e pode chegar a 12; Sérgios Costa, actual 3º está na mesma situação que Miguel Leal; o último lugar de apuramento para os 1/8 de final, Jorge Martinho, tem 6 e pode alcançar 15; Ivo Canises que está em 5º tem 5 e pode acabar a 1ª fase com 11; no 6º está o vice da 1ª edição, Jorge Rodrigues, que tem 4 pontos mas ainda pode chegar a 13; e por fim temos no último lugar Hugo Fonseca, que ainda não pontuou mas que se vencer os 4 jogos que lhe faltam somará 12 pontos!!! É claro que para uns vencerem, outros têm que perder e o exercicio anterior cai por terra. No entanto, a ideia é transmitir o equilibrio que reina neste momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário